|
|
|
Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499 |
Território Cultural e Saber Ambiental em Escolas Rurais
D.O.I.: 10.13115/2236-1499v1n6p112
Cláudia Fernanda Teixeira de Mélo – UFS/UPE
1 -Giane Florentino Rodrigues – UFS/UPE
2 -Resumo:
A escola, como espaço de vivência e mudança social, evidencia a necessidade de potencializar saberes ambientais e desenvolver práticas inovadoras, com vistas à efetivação da educação ambiental numa perspectiva transformadora. Tendo um importante papel no processo de formação, a escola possibilita o desenvolvimento de atitudes e valores expressos por meio de comportamentos e ações que se refletem no meio ambiente físico. Sendo o saber ambiental uma construção social no qual estão imbricados processos biológicos, físicos e simbólicos e onde se amalgamam práticas interdisciplinares, necessário se faz abordar temáticas que alcancem os diversos contextos sociais e culturais nos quais os alunos estão inseridos e que podem interferir, diretamente, no modo como se posicionam em relação às questões ambientais.
Considerando estas premissas, tomaremos como base das discussões o perfil de escolas da zona rural, onde buscaremos, a partir do conceito de território, chegar ao entendimento do modo como as escolas rurais podem potencializar o saber ambiental dos alunos que vivem no meio rural e o modo como vivem o meio ambiente. A análise tem como base teórica obras de Milton Santos (2002), Rogério Haesbaert (2004), Enrique Leff (2011) e Paul Claval (2007), com a finalidade de destacar o modo como os alunos de escolas rurais internalizam o saber ambiental.Palavras-chave: Escola Rural, Território cultural, Milton Santos, Enrique Leff, Paul Claval.
Abstract:
The school, as an environment
and social change,
highlighting the need to enhance
environmental knowledge
and develop innovative practices,
with a view to the execution
of environmental education in a
changing perspective. Having
an important role in the training
process, the school enables the development of
attitudes and values expressed
through behaviors and actions
that are reflected in the physical
environment. Environmental knowledge
being a social construction
in which are
interwoven process
biological, physical and symbolic
and where amalgamate
interdisciplinary,
practices becomes necessary
to address issues
that meet the diverse social
and cultural contexts in which
students are placed
and which can interfere
directly in how they
position themselves in relation
to environmental issues. Given these
assumptions, we will build on
the discussions the profile of
rural schools, which
seek, from the
concept of territory, come to an
understanding of how rural
schools can enhance the
environmental knowledge of students
who live in rural areas and
the how the
living environment.
The analysis is based on
theoretical work of
Milton Santos
(2002), Rogério
Haesbaert (2004),
Enrique Leff
(2011) and Paul
Claval (2007),
in order to highlight
how the students
of rural schools
internalize the
environmental knowledge.
Keywords: Rural School, cultural Territory, Milton Santos, Enrique Leff, Paul Claval.
1
clafmelo@yahoo.com.br2
giaflor@hotmail.com
|
Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499 |