Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Arte e Ontologia em Merleau-Ponty1

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2013v1n9p134

Vânia Vicente - USP

Resumo:

O texto se volta para a análise da relação entre arte e verdade, no pensamento de Merleau-Ponty, buscando (i) compreender a arte como rebento e manifestação da situação, indivisibilidade e mistério do sensível, da linguagem, da ação e do pensamento e (ii) analisar o que daí decorre em direção à instituição de sua ontologia. Para isto, tomaremos como referência A Linguagem indireta e as vozes do silêncio, O olho e o Espírito e A dúvida de Cézanne, textos nos quais o filósofo pensa a arte com mais consistência no âmbito da tematização da linguagem e da imbricação signo e sentido, vidente e visível, expressão e expresso, opondo-se à verdade como adequação e à ontologia dualista clássica.

Palavras-chave: ontologia, arte, verdade, Merleau-Ponty.

Abstract:
The text turns to the analysis of the relationship between art and truth, in Merleau-Ponty, seeking (i) to understand art as a manifestation of the situation, and sapling, indivisibility and mystery of sensitive, language, action and thought and (ii) analyze the resulting from it toward the establishment of its ontology. For this, we take as reference Indirect Language and the Voices of Silence, The Eye and The Spirit and certainly Cézanne, texts in which the philosopher thinks art with more consistency within the themes of language and overlapping sign and sense, seer and visible expression and expressed opposition to the truth as to the adequacy and classical dualistic ontology.

Keywords: ontology, art, truth, Merleau-Ponty.

1 Vânia Vicente, doutoranda em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

 

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 9

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