Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Um bosquejo histórico acerca da influência dos pensamentos filosóficos na Educação Física Contemporânea

A historical sketch about the influence of philosophical thoughts in Contemporary Physics Education

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2013v1n9p59

Tibério Machado1 2

tiberiojose@gmail.com

Angelo Vargas1,2

angelovargas@uol.com.br

Resumo: O presente estudo objetivou apresentar através de uma revisão de literatura como a Filosofia influenciou as diversas áreas do conhecimento humano, com destaque para a Educação Física, onde o português Manuel Sérgio propôs uma ótica diferenciada e abrangente, através da fundamentação e do suporte filosófico e científico sendo nomeada esta iniciativa de Ciência da Motricidade Humana. Devido sua relação com a Filosofia e a sua estreita relação com os Profissionais de Educação Física, Sérgio refutou os ideais norteadores da Educação Física Convencional que era baseada em fundamentações empíricas e que não permitiam a compreensão humana em sua totalidade, fato que restringia o trabalho destes profissionais. Desta forma, na ótica proposta por Sérgio a Educação Física deveria negar este nome primeiramente, já que não é possível educar o físico do indivíduo, além de tornar-se algo reducionista, sendo necessária a compreensão e o desenvolvimento do corpo e da mente do indivíduo, promovendo assim um trabalho e uma forma de atuação profissional revolucionária e inexistente até aquele momento.

Palavras–chave: Educação Física; Filosofia; Ciência da Motricidade Humana.

Abstract: The present study aims through a review of literature as philosophy influenced different areas of human knowledge, especially for Physical Education, where Portuguese Manuel Sérgio proposed a optics differentiated and comprehensive perspective, through the foundation and support of scientific and philosophical being named this initiative Human Movement Science. Because of its relation to philosophy and its close relationship with the Professional Physical Education, Sérgio refuted the ideals guiding of the Physical Education Conventional that was based on empirical foundation and not allowing human understanding in its totality, fact it restricted the work of these professionals. In this way, from the perspective proposed by Sérgio Physical Education ought to disown this name first, since it is not possible to educate the individual's physical, and become something reductionist, requiring the understanding and development of body and mind of the individual, thus promoting a job and a way of professional revolutionary and inexistent up to that time.

Keywords: Physical Education; Philosophy; Science of Human Movement.

1 Grupo de Estudos em Direito Desportivo – FND/UFRJ 

Laboratório de Estudos da Cultura Social Urbana – LECSU

 

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 9

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