Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Para uma antropologia estrutural: um itinerário à leitura existencialista da perspectiva da dialética da história.

D.O.I. 10.13115/2236-1499.2013v1n9p87

José Roberto de Melo 1

Adjair Alves 2

Resumo

Como atestamos no título do presente texto, buscamos aqui analisar o trabalho de construção da teoria a partir do modelo assinalado pela perspectiva existencialista; tendo como referencial as questões apontadas em Questão de Método por Jean-Paul Sartre e as considerações de Kierkegaard em "O conceito de Angústia". Trata-se de traçar um itinerário para a leitura e entendimento da perspectiva materialista-histórica da filosofia e da ciência, tendo por base; uma introdução ao método estrutural de compreensão da realidade. Trata-se de um trabalho de leitura acadêmica da obra citada daqueles dois pensadores, e objetiva servir como uma introdução, roteiro de iniciação à leitura filosófica.

Palavras-chave: Materialismo. Dialética. Antropologia Estrutural. História. Método.

Abstract:
As we witness the title of this text, we seek here to analyze the work of building a theory from the model indicated by the existentialist perspective; taking as reference the issues raised in Question of Method by Jean-Paul Sartre and Kierkegaard's considerations on "The concept of Anguish". It is plotting an itinerary for reading and understanding of historical-materialist perspective of philosophy and science, based on; an introduction to the structural method of understanding reality. It is a work of academic reading of the cited work of these two thinkers, and aims to serve as an introduction, guided introduction to philosophical reading.

Keywords: Materialism. Dialectic. Structural Anthropology. History. Method.

_____________

1 Graduado em História – Mestrando de Antropologia, PPGA/UFPE. Grupo de pesquisa credenciado pela UPE e com registro no CNPq por nome: ARGILEA – com pesquisa em filosofia e religiosidade – Atualmente vem realizando pesquisa no meio Rural em IATI-PE.

2 Filósofo e Antropólogo – Professor Adjunto na Universidade de Pernambuco. Líder de Grupo de pesquisa credenciado pela UPE e com registro no CNPq por nome: ARGILEA – com pesquisas nos temas: Mudança Social, Religiosidade no meio urbano e Rural, Gênero, Etnicidade, Antropologia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 9

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos