Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Letramentos Acadêmicos: Leitura e Escrita de Gêneros Acadêmicos No Primeiro Ano do Curso de Letras *

D.O.I. 10.13115/2236-1499.2013v1n9p5

Camila Maria de Araújo - UPE**

araujomariacamila@hotmail.com

Benedito Gomes Bezerra - UPE***

beneditobezerra@yahoo.com.br

Resumo: O processo de transição de alunos do Ensino Médio (EM) para a graduação não é uma coisa simples. Trata-se de dois ambientes de ensino-aprendizagem, porém com práticas de letramento diversificadas e com diferentes perspectivas em relação à linguagem. É comum se ouvir sobre as crises dos alunos em relação principalmente aos novos gêneros textuais exigidos no novo ambiente discursivo. O assunto torna-se ainda mais complexo por se tratar de novas formas de pensar, interagir, produzir, com novas estratégias para a construção de conhecimentos, ou seja, é um processo complexo de aculturação dos estudantes que exigirá um constante trabalho de interação entre os professores e eles. Esse processo requererá dos alunos novas posturas, novos modos de adquirir e expressar conhecimentos, novas atitudes, novas formas de se expressar enquadradas nos gêneros discursivos próprios desse ambiente.

Palavras-chave: Letramentos acadêmicos, Gêneros Acadêmicos, Leitura e escrita.

Abstract: The transition from high school students (MS) for graduation is not a simple thing. These are two environments for teaching and learning, but with diverse literacy practices and with different perspectives in relation to language. It is common to hear about the crisis of the students especially in relation to new genres required in the new discursive environment. The issue becomes even more complex because it is new ways of thinking, interacting, producing, with new strategies for the construction of knowledge, ie, is a complex process of acculturation of students who require constant work of interaction between teachers and them. This process will require students new attitudes, new ways to acquire and express knowledge, new attitudes, new ways to express themselves if they are framed in genres that environment.

Keywords: Academic Literacies, Academic Genres, Reading and Writing.

___________________________

* Este trabalho resultou do projeto de Iniciação Científica da primeira autora, intitulado "Leitura e produção de gêneros acadêmicos no primeiro ano do curso de licenciatura em letras" (PFA/UPE), vinculado ao projeto de pesquisa "Letramentos acadêmicos e gêneros textuais: práticas de leitura e escrita no ensino superior", coordenado pelo segundo autor e financiado pelo CNPq, Processo nº. 471957/2010-0. Em sua primeira versão, foi apresentado no V ECLAE (UFRN, 2011) e publicado nos anais do evento. 

** Graduanda em Letras pela Universidade de Pernambuco. 

*** Doutor em Linguística. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco; professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 9

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos