‐Aprendizagem nas Escolas">

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Saberes Docentes e as Tecnologias Digitais no EnsinoAprendizagem nas Escolas

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2013v1n8p14

Sônia Regina Fortes da Silva1

Resumo: Esta investigação analisa as demandas por saberes no ensino com os computadores em escolas de educação básica, em Garanhuns/PE. Tem, como referências a proposta de "reservatório e repertório de saberes docentes" de Gauthier (1998), os saberes e os conhecimentos docentes conforme Tardif, Lessard e Layale (1991), na relação do docente com o instrumento digital da informação e comunicação, conforme Pacheco (2001). A opção metodológica foi pela escuta de professores, em curso de capacitação, em fórum de discussão (GATTI, 2005) e em entrevista em profundidade (SELLTIZ et all, 1975), em seis escolas municipais. A análise de conteúdo de Bardin (1988) permitiu compreender as demandas aos saberes e conhecimentos dos professores para os usos dos computadores no ensino em ambiente informatizado.

Palavras-chave: Saberes e Conhecimentos Docentes, Uso de Tecnologias Educacionais, Ensino-aprendizagem.

Abstract: This research analyzes the demands for knowledge in teaching with computers in elementary schools in Garanhuns / PE. Has, as references to proposed "reservoir and repertoire of teaching knowledge" of Gauthier (1998), knowledge and skills as teachers Tardif, and Layale Lessard (1991), in respect of the teaching instrument with digital information and communication, as Pacheco (2001). The methodological choice was by listening to teachers, ongoing training in discussion forum (Gatti, 2005) and in-depth interview (Selltiz et all, 1975) in six municipal schools. Content analysis of Bardin (1988) allows us to understand the demands the knowledge and skills of teachers to the uses of computers in education in computerized environment.

Keywords: Knowledge and Skills Teachers, Use of Educational Technology, Teaching and Learning.

1 Professora da Universidade de Pernambuco (UPE). Mestre (UFPE) e Doutora (UERJ) em Educação.

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.°8

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos