Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Heidegger e o fundamento ontológico do espaço

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2013v1n8p178

Marcela Barbosa Leite1

Resumo: Este trabalho pretende expor a concepção ontológica do espaço no pensamento de Martin Heidegger. Ao partir da crítica à ontologia cartesiana de mundo considerado como "pura extensão", como "receptáculo" em que se tem a totalidade das coisas existentes, Heidegger vai mostrar que não é o espaço a condição para a existência do mundo, mas o mundo de Dasein a condição de possibilidade do espaço.

Palavras-chave: ontologia cartesiana, espaço, mundo, Dasein.

Abstract: This paper aims to expose the ontological conception of space in the thought of Martin Heidegger. From the criticism of the Cartesian ontology of the world regarded as "pure extension" as "receptacle" that has all existing things, Heidegger will show that the space is not a condition for the existence of the world, but the world Dasein the condition of possibility space.

Keywords: Cartesian ontology, space, world, Dasein.

1 Marcela Barbosa Leite é doutoranda em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado UFPE-UFPB-UFNR. É professora de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) e da Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG/AESGA).

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 8

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos