Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Utilização do Winplot Como Software Educativo Para o Ensino de Matemática

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2012v1n6p187

Adriano C.Silva1, Luciana V. Santos2

e Willames de A. Soares3

UPE-Campus Garanhuns

Resumo: A aprendizagem matemática tem sido discutida em várias pesquisas, contudo as dificuldades dos alunos em conteúdos básicos do ensino fundamental e médio foi o que desencadeou o tema abordado. A utilização de recursos tecnológicos, como o uso de softwares livres pode tornar a construção de gráfico, mas atrativa.Esse estudo teve como objetivo abordar o estudo temas matemáticos utilizando um Software educativo como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A pesquisa foi realizada em dois momentos. Um com alunos do ensino médio da rede estadual, e, em um segundo momento, com alunos da Universidade de Pernambuco, futuros professores. Foram propostas diversas atividades utilizando o Software Winplot. Os resultados comprovam que houve um aumento no desempenho dos alunos, comprovando que o uso de novas tecnologias no ensino da Matemática proporciona melhor compreensão dos conceitos matemáticos.

Palavras-chaves: Software educativo, Ensino da matemática, winplot.

Abstract: The Mathematics learning has been discussed in several studies, but the difficulties of students in basic contents of primary and secondary education was what triggered the issue addressed. The use of technological resources, such as the use of free software can make graphing, but attractive. This study aimed to address the issues mathematical study using an educational software as an aid in the teaching and learning of mathematics appeal process. The survey was conducted in two stages. With high school students from the state system, and, in a second stage, with students from the University of Pernambuco, future teachers. Were proposed several activities using the Software Winplot. The results show that there was an increase in student performance, proving that the use of new technologies in teaching mathematics provides better understanding of mathematical concepts.

Keywords: Educational Software, Teaching Math, winplot.

1 Monitor Matemática Básica da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns.  

2Bolsista de extensão da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns.  

  • 3 Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns. 

  •  

     

    Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

    Capa/Sumário Diálogos N.° 6

    Home Page da Revista

    Normas de Submissão de Artigos