Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Importância do Processo de Leitura e Escrita para a Aprendizagem de Espanhol a Distância.

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2012v1n6p61

Janire Maria de Mello – IFRN\UAB1

Rousiene da Silva Gonçalves – IFRN\UAB2

Resumo:

Na modalidade de ensino à distância em língua espanhola, observamos que os alunos apresentam em seus relatos dificuldades para compreender o material e em expor suas dúvidas. Com base neste problema, resolvemos investigar o papel que a leitura e a escrita representa no processo de aprendizagem do ensino à distância em espanhol, através de informações dos próprios alunos do curso de licenciatura à distância em Letras Espanhol, oferecido pelo IFRN/UAB. Foram analisadas as postagens feitas pelos alunos na Plataforma Moodle, além das atividades enviadas pela autora. Constatou-se que a leitura e a escrita, na modalidade EaD, adquirem papel fundamental para o processo de aprendizagem por estarem presentes em quase todos os momentos do curso e serem mediadoras da interação entre os professores, tutores e alunos.

Palavras-chave: Leitura, Escrita, Espanhol.

Abstract:
The modality of distance education in Spanish, we found that students have difficulties in their reports to understand the material and expose their doubts. Based on this problem, we decided to investigate the role that reading and the writing is on the learning of distance learning Spanish process through the information themselves students of distance degree in Spanish Literature, offered by IFRN / UAB. Posts made by students in Moodle were analyzed, besides the activities submitted by the author. It was found that reading and writing, in DE mode, acquired key role in the learning process by being present at almost all times of the course and be mediating the interaction between teachers, tutors and students.
 

Keywords: Reading, Writing, Spanish.

1 Aluna do curso de Licenciatura em Letras Espanhol na modalidade a distância do IFRN/UAB.

E-mail:janire_espanhol_ifrn@hotmail.com

2 Orientadora: graduada em Letras e mestre em Educação pela UFRN. Professora conteudista e professora formadora da disciplina Língua Portuguesa do curso de licenciatura em Espanhol IFRN/UAB.

E-mail: rousi_g@hotmail.com

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 6

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos