Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

A Questão Cultural da Marginalidade Artística, a Indústria Midiática e o Gosto Popular.

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2012v1n6p47

Cristina de Fátima Lourenço Marques

UNIP-SP

Resumo: Uma questão que permeia muito das discussões acerca do gosto popular, do sucesso midiático e da criação artística envolve um panorama que não é dos mais simples e cuja complexidade passa pela análise de um panorama cuja relação de causas e efeitos é de tal forma variável, que não raro, umas se transformam e outras constantemente. Basta uma breve observação nos considerados sucessos musicais das paradas populares dos últimos anos em ritmos como a chamada música sertaneja, o forró, o pagode e o funk para nos defrontarmos com esse panorama complexo e que não raro provoca na chamada crítica um desconforto e uma colocação de perplexidade diante de uma qualidade musical, no mínimo duvidosa.

Palavras-chave: Marginalidade artística, Sérgio Sampaio, The Lee Bats, Jorge Mautner, Zé Brasil, Indústria Midiática, Gosto Popular.

Abstract: A question that pervades much of the discussion about the popular taste, the media success and artistic creation involves a panorama that is not the simplest whose complexity goes through the analysis of a landscape whose relation of cause and effect is so variable form that not infrequently a turn and other constantly. Just a quick observation considered in the musical hits of the popular stops in in recent years as the rhythms called country music, forró, pagode and funk for we are facing this complex situation and that often leads to the critical call discomfort and placement perplexity of a musical quality, least doubtful.

Keywords: artistic Marginality, Sérgio Sampaio, The Lee Bats, Jorge Mautner, Joe Brazil, media industry, like People.

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 6

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos