Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Ressocialização de Apenados: Eficácia e Obstáculos

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2011v1n5p50

Prof. Dr. Mário Medeiros

Thyale de Vasconcelos Velozo

UPE-Faceteg

Resumo: A ressocialização eficaz de apenados é de grande interesse para a política de combate à criminalidade e é um desafio para os criminologistas e para as autoridades responsáveis pela segurança, porque os patamares alcançados pela violência no Brasil tornaram-se incompatíveis com a índole cristã, cidadã e com o desejo de progresso e de melhoria sustentada da qualidade de vida da sociedade brasileira. Na pesquisa que resultou neste artigo nos propusemos, a partir do conceito de ECRO (Esquema Conceptual, Referencial e Operativo), de Pichón-Rivière (1977) a tarefa de identificar os conceitos referenciais que orientaram a conduta anti-social de um grupo psicoterápico operativo de 25 apenados do CRA (Centro de Ressocialização do Agreste). Buscamos compreender melhor o fenômeno da conduta anti-social para promover uma reconfiguração na estrutura cognitiva desses apenados. Contribuíram também para a fundamentação teórica do nosso trabalho a ênfase dada por Winnicott (1999) ao relacionamento primário no desenvolvimento humano e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1980). O trabalho foi realizado através de uma abordagem de cunho qualitativo e sob a forma de pesquisa – ação. É relevante notar que os participantes do grupo operativo ao exporem suas experiências e conflitos, possibilitaram uma abertura para o novo, e assim pudemos vislumbrar a promoção de mudanças de significados, em prol do desenvolvimento sadio, algo imprescindível para a orientação do comportamento socialmente aceito. A intervenção no plano cognitivo possibilitou uma percepção mais nítida das facilidades e obstáculos na tarefa de reconfiguração do ECRO, mostrando que o enfoque utilizado foi efetivo apresentando resultados promissores para a ressocialização em um menor espaço de tempo, algo que seria inviável se o trabalho fosse orientado somente para o plano afetivo dos apenados.

Palavras-chaves: Ressocialização, ECRO, Apenados.

ABSTRACT The effective re-socialization of offenders is of great interest to the policy of combating crime and is a challenge for criminologists and authorities responsible for security, because the levels achieved by violence in Brazil became incompatible with Christian character, citizenship and with the desire for progress and sustained improvement in quality of life of Brazilian society. In the research that resulted in this article we have proposed, based on the concept of ECRO (Scheme Concept, Reference and Operation) of Pichon-Rivière (1977) the task of identifying the reference concepts that guided the conduct of an antisocial group psychotherapy operating 25 inmates of the CRA (Centro de Ressocialização do Agreste). We seek to better understand the phenomenon of anti-social behavior to promote a reconfiguration in the cognitive structure of those inmates. Also contributing to the theoretical foundation of our work the emphasis given by Winnicott (1999) to the primary, something relationship in human development and meaningful learning theory of Ausubel (1980). The study was conducted through a qualitative approach and the form of action - research. It is worth noting that participants in the operative group to present their experiences and conflictsallowed an opening for the newand we could glimpse the promotion of changes in meaningin favor of healthy developmentessential for the guidance of socially acceptable behavior. The intervention at the cognitive level has enabled a clearer perception of the facilities and obstacles in the task of reconfiguring the ECRO, showing that the approach used was effective, showing promising results for the rehabilitation in a shorter space of time, omething that would be impossible if the work was oriented only for the affective of convicts.

Keywords: Resocialization, ECRO, Inmates

 

 

SUPORTES DE GÊNEROS TEXTUAIS ANTES DA INVENÇÃO DA IMPRENSA: UMA ANÁLISE DO LIVRO*

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2011v1n4p83

 

Prof. Dr. Benedito Gomes Bezerra

UPE\Faceteg

RESUMO:

O suporte é um dos componentes da realização social dos gêneros textuais que raramente tem sido enfocado na pesquisa em lingüística, apesar de sua relevância na construção dos sentidos dos gêneros. Neste trabalho, assume-se que a investigação sobre o suporte, incluindo uma perspectiva histórica de sua formação, é de grande relevância para a análise de gêneros textuais, uma vez que estes não se mostram indiferentes ao suporte em que se apresentam ao público leitor. Com o estudo do livro em suas diversas apresentações materiais ao longo do tempo, procura-se contribuir para uma compreensão mais clara do locus físico em que diversos gêneros se agregam realizando um conjunto de estratégias sócio-retóricas no interior das práticas sociais relacionadas com a apresentação e promoção de obras acadêmicas através do livro. O estudo mostra que a história do livro, incluindo a história dos seus suportes, esteve ligada a importantes implicações cognitivas na produção e uso dos gêneros textuais.

PALAVRAS-CHAVE: suporte; gêneros textuais; livro.

ABSTRACT:

The support is one of the components in the social accomplishment of text genres which has seldom been focused in research in linguistic field, despite of its relevance in the construction of genre’s meaning. In this work, it is assumed that the inquiry on the support, including a historical perspective of its formation, is of great relevance for the analysis of text genres, considering that genres are not indifferent to the support by which they show themselves to the reader. By studying the book in its diverse material presentations throughout the time, we try to contribute for a clearer understanding of the material locus where diverse genres aggregate themselves, carrying through a set of socio-rhetorical strategies in the interior of social practices related to the presentation and promotion of academic works through the book. The study shows that the history of the book, including the history of its supports, was connected to important cognitive implications in the production and use of the text genres.

KEY-WORDS: support; text genres; book.

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 4

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