Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Os Discursos Midiáticos e sua Implicações Psicológicas na Formação das Crianças

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2011v1n5p122

Léa Carla Oliveira Belo.

Orientador: Prof. Drnd. João Ricard Pereira da Silva.

UPE-Faceteg

RESUMO: Com a ascensão e posterior consolidação do sistema capitalista a ordem discursiva das relações humanas se voltou para a instituição de poder vigente: o capital. Com isso, o crescimento midiático tornou-se mais evidente tendo em vista as exigências do mercado e diante deste contexto - cujo discurso favorece prioritariamente à ordem mercadológica em detrimento das reais necessidades humanas - e de uma sociedade imagética que perdeu seus valores para uma política compulsória de consumo, torna-se indispensável investigar os efeitos dessa realidade na formação das crianças justamente pela vulnerabilidade a que estão expostas. Através deste trabalho revisitamos o processo de formação das crianças na contemporaneidade, enfocando as conseqüências dos abusos produzidos diariamente pela mídia que assinala significativas implicações psicológicas no desenvolvimento infantil. Assim, o presente trabalho poderá contribuir para ampliar a possibilidades de novas pesquisas nas áreas da psicologia e das ciências sociais, principalmente no que diz respeito à influência da mídia na construção de identidades e na manutenção das diversas subjetividades.

Palavras-chave: discurso midiático, sistema capitalista, formação das crianças, desenvolvimento infantil

ABSTRACT: With the rise and subsequent consolidation of the capitalist system the discursive order of human relations turned to the institution of the current power: the capital. With this, the growth media became more evident in view the demands of the market and within this context - whose speech favors the marketing priority order at the expense of real human needs - and a society that has lost its imagery values ​​for a compulsory policy consumption, it is essential to investigate the effects of this reality in the formation of children precisely because they are exposed vulnerability. Through this work we revisit the process of formation of children in the contemporary world, focusing on the consequences of abuse produced daily by the media that marks significant psychological implications for child development. Thus, this work can help to expand the possibilities of new research in the fields of psychology and the social sciences, especially with regard to the influence of media on identity construction and maintenance of various subjectivities.

Keywords: media discourse, capitalist system, education of children, child development

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 5

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