Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

A educação como estratégias de apropriação de conhecimentos para fortalecimento da medicina tradicional: a experiência dos índios fulni-ô (Águas Belas – PE).

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2011v1n5p84

Jemerson Caetano de Sá 1

Adjair Alves 2

Resumo:

O presente estudo tem como direção a avaliação da prática de construção dos saberes tradicionais de cuidado com a saúde, bem como a análise da percepção de preservação ambiental local, destacando as espécies consideradas fundamentais para a medicina tradicional Fulni-ô. A finalidade de fortalecer os conhecimentos da medicina tradicional, através do desenvolvimento de alternativas para a preservação ambiental das espécies medicinais nativas da cultura Fulni-ô, através de disponibilização de material arbóreo, objetiva despertar o interesse das novas gêneses, garantindo assim o acesso ao conhecimento desses recursos às futuras gerações, através de formação continuada entre professores das escolas indígenas Fulni-ô.

Palavras-chave: Fulni-ô, medicina tradicional, produção de conhecimentos, preservação ambiental.

Abstract:

The present study has as direction the assessment of the practice of construction of the traditional knowledges about health care, as well as the analysis of the local environmental preservation perception, highlighting the species considered as fundamentals to the Fulni-ô tradicional medicine. The purpose of strengthening the knowledges of the traditional medicine, by the development of alternatives to the environmental preservation of the native medicinal species of the Fulni-ô culture, by making available arboreal material, aim to arouse interest of the new geneses, ensuring then the access to the knowledge of these resources for the future generations, through continuous formation among teachers of the indigenous Fulni-ô schools.

Keywords: Fulni-ô, traditional medicine, production of knowledge, environmental preservation.

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 5

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos