Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Pertinências em Torno da Prática do Docente de História e de Geografia

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2011v1n4p60

Prof.Esp. Josualdo de Meneses Silva

UPE\Faceteg

Resumo:

O objetivo deste artigo é abordar alguns problemas pertinentes a prática do docente de História e de Geografia contribuindo para tanto na construção do debate envolvendo o ensino dessas duas disciplinas. Iniciando primeiramente por desfazer a confusão em torno da idéia feita sobre Geohistória. O outro corresponde a uma discussão sobre as condições dessa prática e as circunstâncias que as envolvem dadas tanto pela sociedade, por um lado, e pelo Estado por outro chegando a se refletir na prática do ensino de Geografia e de História no ensino fundamental e médio como também no de formação professores.

Palavras-chave: Ensino de História, Ensino de Geografia, Geohistória, práticas docentes.

Abstract:
The purpose of this article is to address some issues relevant to the practice of teaching History and Geography contributing to both the construction of the discussion surrounding the teaching of these two subjects. First starting with the confusion around the idea made ​​on Geohistory. The other corresponds to a discussion of the conditions of this practice and the circumstances surrounding both given by the society, on the one hand, and on the other by the state coming to reflect on the practice of teaching of geography and history in elementary and secondary education as also in training teachers.


Keywords: Teaching History, Teaching Geography, Geohist
ory, teaching practices.

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 4

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos