Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

SUPORTES DE GÊNEROS TEXTUAIS ANTES DA INVENÇÃO DA IMPRENSA: UMA ANÁLISE DO LIVRO*

D.O.I.: 10.13115/2236-1499.2011v1n4p83

Prof. Dr. Benedito Gomes Bezerra

UPE\Faceteg

RESUMO:

O suporte é um dos componentes da realização social dos gêneros textuais que raramente tem sido enfocado na pesquisa em lingüística, apesar de sua relevância na construção dos sentidos dos gêneros. Neste trabalho, assume-se que a investigação sobre o suporte, incluindo uma perspectiva histórica de sua formação, é de grande relevância para a análise de gêneros textuais, uma vez que estes não se mostram indiferentes ao suporte em que se apresentam ao público leitor. Com o estudo do livro em suas diversas apresentações materiais ao longo do tempo, procura-se contribuir para uma compreensão mais clara do locus físico em que diversos gêneros se agregam realizando um conjunto de estratégias sócio-retóricas no interior das práticas sociais relacionadas com a apresentação e promoção de obras acadêmicas através do livro. O estudo mostra que a história do livro, incluindo a história dos seus suportes, esteve ligada a importantes implicações cognitivas na produção e uso dos gêneros textuais.

PALAVRAS-CHAVE: suporte; gêneros textuais; livro.

ABSTRACT:

The support is one of the components in the social accomplishment of text genres which has seldom been focused in research in linguistic field, despite of its relevance in the construction of genre’s meaning. In this work, it is assumed that the inquiry on the support, including a historical perspective of its formation, is of great relevance for the analysis of text genres, considering that genres are not indifferent to the support by which they show themselves to the reader. By studying the book in its diverse material presentations throughout the time, we try to contribute for a clearer understanding of the material locus where diverse genres aggregate themselves, carrying through a set of socio-rhetorical strategies in the interior of social practices related to the presentation and promotion of academic works through the book. The study shows that the history of the book, including the history of its supports, was connected to important cognitive implications in the production and use of the text genres.

KEY-WORDS: support; text genres; book.

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 4

Home Page da Revista

Normas de Submissão de Artigos