Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Educação Infantil: uma reflexão sobre a formação inicial de professores em cursos de pedagogia

d.o.i: 10.13115/2236-1499.v1n3p85

Andréa Libério [1]

“Para ensinar há uma formalidadezinha a cumprir – saber.”
(Eça de Queirós)

 

  

Resumo

A problemática da educação infantil no contexto social brasileiro encontra-se, no nosso entendimento, intrinsecamente relacionada ao que identificamos como conhecimento do que corresponde a competência dos profissionais que atuam nesse nível de ensino. Conhecimento que deve ser domínio, tanto dos gestores da educação em geral, quanto dos profissionais que atuam na educação infantil. Esta questão chama-nos a atenção em virtude do quadro negativo em que se apresenta a educação brasileira no que versa ao processo da formação profissional dos professores da educação básica e da educação infantil em particular. O que pretendemos, com o presente artigo, é suscitar a discussão sobre a questão da formação de professores, mais especificamente dos professores da educação infantil, quanto a sua concepção e ação. Para tanto, buscamos respaldar nossa reflexão nos estudos de diversos especialistas que tratam do tema tais como: Didonet; Haddad; Kishimoto; Kramer entre outros, além da análise de alguns textos legais que abordam a temática em foco.

 

Palavras-chave: Pedagogia da infância, desenvolvimento infantil, educação infantil, formação de professores.

 

Abstract
The issue of child education in the Brazilian social context is, in our view, closely related to what we identify as the knowledge that corresponds to the competence of professionals working at this level of education. Knowledge that must be field, both managers of education in general, as the professionals who work in early childhood education. This question draws our attention because of the negative context in which it presents the Brazilian education when it comes to the process of training of teachers in basic education and child education in particular. Our intention with this article is to raise the discussion on the issue of teacher training, specifically for teachers of early childhood education, as its design and action. To this end, we seek to endorse our reflection in studies of several experts who deal with the subject such as: Didonet; Haddad; Kishimoto; Kramer among others, and the analysis of some legal texts that deal with the subject in focus.

Keywords: Pedagogy of childhood, child development, early childhood education, teacher training.

 

 

Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499

Capa/Sumário Diálogos N.° 3

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