Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade - ISSN: 2236-1499 - Uma Publicação do CESCAM - Centro de Estudos de Semiótica, Comunicação, Antropologia e Meio-Ambiente da América Meridional


Leia, clicando no ícone ou no título, o Artigo da Revista Diálogos N.° 1:

A Gênese de uma Nova Poesia na Peleja da Utopia com Paupéria, Carlos Alfredo Fernandes Verdasca -d.o.i: 10.13115/2236-1499.2007v1n1p68

 

Resumo: O trabalho apresenta um estudo sobre a produção poética de um jovem escritor, observando em seu processo uma poética que, em seus resultados, é considerada de vanguarda, mas que tal situação é decorrente de uma inadequação do canal aos projetos manuscritos da obra. Considera ainda uma análise semiótica da obra ao nível de interpretantes. Observa que a inexecutabilidade dos projetos do poeta, por motivos sócio-econômicos, leva a uma tradução desses projetos para o espaço da bidimensionalidade da folha de papel.

Palavras-chave: Jayro Luna, Metamodernismo, poesia marginal, crítica genética.

Abstract: The paper presents a study of the poetic production of a young writer, noting in the process that a poetic, in its results, is considered cutting edge, but that this situation is due to an inadequacy of the channel to the manuscripts of the work projects. Considers a semiotic analysis of the work to the level of interpretants. Notes that the unenforceability of the poet projects for socio-economic reasons, leads to a translation of these projects for the space of two-dimensionality of the paper.


Keywords: Jayro Luna, Metamodernism, marginal poetry, genetic criticism, semiotics.

 

Autor: Carlos Verdasca é prof. da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, graduado em Letras pela PUC-SP, mestrando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi baixista e vocalista da banda The Lee Bats, na sua segunda formação (1995-1997). Roteirista de Hqs, em trabalho com o desenhista Vicente Mendonça.

 

 

Capa/Sumário Diálogos N.° 1

 

 

Home Page da Revista

 

 

Normas de Submissão de Artigos