v. 2, n. 22B - Número Especial - Dossiê Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (2019)

Revista de Estudos Literários, Linguísticos, Culturais e da Contemporaneidade
Revista Diálogos - N.° 22B - Outubro - 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

Artigos

Título do artigo, autores, instituição e página

Apresentação Ricardo José Lima Bezerra & Jairo Nogueira Luna – UPE.................................................................................................p.5

Questionando a interculturalidade: uma etnografia dos conflitos indígenas na gestão da educação e da cultura Fulni-ô em Águas Belas/PE.  - Adjair Alves – UPE.....................................................p.7

Narrativas, Memória e História Local No Vale Do São José, Caetés, Agreste De Pernambuco - Alexandre Gomes Teixeira Vieira &

Bruno Augusto Dornelas Câmara – UPE........................................p.25

Os “Negros, Índios e Católicos” Segundo a perspectiva de um pai fundador do Protestantismo Brasileiro - Aldenor Alves Soares – UPE..........................................................................p.48

Candomblé and Literature - Silvania Núbia Chagas – UPE.......p.69

Os retratos dos negros do século XIX e a fotografia etnográfica de Pierre Verger: a imagem fotográfica como campo de pesquisa. - Sandra Simone Moraes de Araújo – UPE..................................p.84

Efetividade Dos Direitos Fundamentais E Ações Afirmativas Para Os Negros Lgbt+ - Lucivânio Cesário da Silva, Ricardo Severino de Oliveira, Leonilla Maria Meneses Mendonça &

Ricardo José Lima Bezerra – UPE...................................................p.99

Anotações sobre o ritual “Menino do Rancho” do povo Jiripankó: uma Etnografia de um Pagamento de Promessa -

Lucas Emanoel Soares Gueiros & Adjair Alves – UPE...................p.120

A Criança E Negra e O Direito Humano À Representação Na Literatura Infantil  - Tarcia Regina da Silva – UPE.....................p.134

Pensando as mediações culturais e pedagógicas na docência: primeiras aproximações teóricas

Josaniel Vieira da Silva – UPE........................................................p.155

Uma africana, uma crioula e uma parda [Recife – 1883]: o ensino de História a partir de um processo civil. -                                                                             José Bento Rosa da Silva – UFPE...................................................p.176

Um Quadro do Rio de Janeiro na Época Imperial: O poema descritivo “O Corcovado” de Manuel de Araújo Porto-Alegre -

Jairo Nogueira Luna – UPE.............................................................p.198

 

 

CADASTRO     ATUAL    ANTERIORES    NOTÍCIAS     PESQUISA

Equipe Técnica         Índice Geral de Artigos     Política Editorial      Ética